Escolha uma Página

TESTE DE PROFICIÊNCIA E SUFICIÊNCIA

O Teste de Proficiência é um exame elaborado e aplicado pela Cultura Inglesa Manaus para diversas faculdades e instituições de ensino Amazonas.

Temos parceria com a Cultura Inglesa São Paulo. Os testes administrados por eles podem ser realizados em nossa cidade, evitando assim viagem para a realização do exame, bem como oferecemos também o teste formulado e aplicado na própria Cultura Inglesa Manaus, que é feito baseado especificamente na sua área de expertise.

Acesse este link para saber mais sobre a região e inscrições.

PARA QUEM?

Alunos interessados a ingressar nos programas de mestrado/doutorado de suas instituições.

POR QUE FAZER?

Verificar se o aluno está realmente preparado para enfrentar a carga de leitura em inglês que seu curso exigirá, testando a capacidade de leitura de artigos e textos de sua área técnica.

QUEM SOLICITA?

No momento, a Universidade Federal do Amazonas em suas diversas faculdades, aceita o exame feito pela Cultura Inglesa Manaus (algumas dessas faculdades são: Instituto de Ciências Exatas (ICE-UFAM), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL-UFAM), Faculdade de Medicina (UFAM), Faculdade de Ciências Agrárias (UFAM).

PREPARE-SE E SAIA NA FRENTE!

MODELO DE TESTE

Conheça mais do modelo aplicado no Proficiência e Suficiência e se prepare com segurança.

GABARITO

Cheque os resultados e confira como está seu desempenho! Estamos torcendo por você.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual é o nível necessário para realizar o exame de proficiência?

Os textos utilizados para os Exames de Proficiência são de nível C1 (Avançado) portanto exigem conhecimento intermediário / avançado para obtenção de um desempenho satisfatório.

Qual o objetivo do exame?

Selecionar os candidatos realmente preparados para enfrentar a carga de leitura em inglês que seu curso exigirá, testando a capacidade de leitura de artigos e textos de sua área técnica.

Qual é a nota necessária para aprovação?

O desempenho varia de acordo com as regras definidas pela coordenadoria do curso e pela própria instituição de ensino. Em regras gerais, as instituições consideram aprovados os candidatos que obtêm resultado superior a 50% de acertos para Mestrado e 60% de acertos para Doutorado. Nossa declaração de certificação possui conceitos que vão de fraco e excelente nas habilidades de leitura (compreensão textual) e tradução e o score total do teste para fins de avaliação da Coordenação do curso.

A Cultura Inglesa possui curso preparatório para o exame de proficiência?

Sim. O curso para esse tipo de prova chama-se Inglês Instrumental e acontece sob demanda. Você pode obter mais informações sobre turmas e horários entrando em contato diretamente com a unidade mais próxima de você.

O que devo levar no dia do exame?

No dia da prova, trazer o mesmo documento original apresentado no ato da inscrição e uma caneta, e chegar com 30 minutos de antecedência do horário estabelecido. Você poderá utilizar um dicionário não eletrônico sem anotações pessoais. Os demais pertences pessoais deverão ser guardados pelo supervisor durante o exame.

É necessário fazer o curso preparatório?

Não, qualquer candidato pode realizar o exame se assim for requerido pela universidade.

Onde e em quanto tempo sai o resultado?

O resultado será disponibilizado de 3 dias úteis após a realização do exame, no caso da Cultura inglesa Manaus, em forma de declaração em duas vias.

Onde retirar a declaração de desempenho do exame?

O candidato poderá retirá-la diretamente na unidade de aplicação da prova.

Como devo me inscrever para o exame de proficiência? Posso fazer a inscrição por telefone ou e-mail?

A inscrição é realizada nas unidades Cultura Inglesa Manaus.

Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser realizado via cartão de crédito ou débito.

Qual documento deve apresentar no dia do exame?

Você deverá apresentar um documento original com foto.

Caso perca o documento, eu posso realizar o exame?

Você deverá informar a unidade sobre a mudança e encaminhar uma cópia de um novo documento original com foto.

Posso solicitar um cancelamento e ou ressarcimento do exame?

Não haverá devolução de taxas em caso de desistência da inscrição por parte do candidato ou do não comparecimento ao exame. Em caso de atestado médico, o candidato poderá solicitar, em até 5 dias úteis após a data do exame, uma remarcação de prova para até 15 dias da data inicialmente marcada.

Posso pedir segunda via da declaração?

Sim, o candidato poderá solicitar diretamente à filial de aplicação do exame uma declaração de rendimento dentro de um período de 2 anos, contados a partir da data do exame.

Os exames de proficiência elaborados pela Cultura Inglesa são iguais e válidos em qualquer Universidade?

Não, os exames de proficiência elaborados pela Cultura Inglesa para universidades são específicos para este fim. Portanto, caso a sua universidade não possua parceria com a Cultura Inglesa para oferecer este exame, você deverá verificar qual outro exame internacional pode ser realizado.

Caso eu queira uma revisão do exame, é possível? Como proceder?

As provas são de propriedade da Cultura Inglesa. Não há revisão ou vista de provas, com exceção dos pedidos de revisão encaminhados pelo próprio departamento de pós-graduação da universidade.